Aprecio demais esse pintor, um craque da perspectiva e dos detalhes. Essa obra postada é uma das mais famosas. É perfeita. Onde ele mesmo, van Eyck aparece refletido no espelho atrás do casal. Numa outra obra chamada “Nossas Senhora e Chanceler Rolin”, se ampliada, é possível ver a quantidade de pessoas que transitam por uma pequena ponte, e olha que o tamanho da tela é de 66 x 62 cm. Os van Eyck foram os primeiros a perceber a diferença entre a incidência e o reflexo da luz sobre os objetos. Sacaram também o efeito que o ar causa. Exatamente como nossos olhos vêem mesmo em dias claros o ar funciona como um véu. Quanto mais distante estiver o que avistamos, mais difuso e acinzentado se torna. Desenvolveu também a habilidade de produzir as pinturas com tinta óleo Átila, porque até então a pintura era executada pelo processo do afresco. Outro detalhe legal dele é que era um homem super modesto, e ao pé de cada obra ele escrevia “Faço o que posso”
3 comentários:
http://employees.oneonta.edu/farberas/arth/arth214_folder/Van_Eyck/Arnolfini.html
Aprecio demais esse pintor, um craque da perspectiva e dos detalhes.
Essa obra postada é uma das mais famosas. É perfeita. Onde ele mesmo, van Eyck aparece refletido no espelho atrás do casal.
Numa outra obra chamada “Nossas Senhora e Chanceler Rolin”, se ampliada, é possível ver a quantidade de pessoas que transitam por uma pequena ponte, e olha que o tamanho da tela é de 66 x 62 cm.
Os van Eyck foram os primeiros a perceber a diferença entre a incidência e o reflexo da luz sobre os objetos. Sacaram também o efeito que o ar causa. Exatamente como nossos olhos vêem mesmo em dias claros o ar funciona como um véu. Quanto mais distante estiver o que avistamos, mais difuso e acinzentado se torna.
Desenvolveu também a habilidade de produzir as pinturas com tinta óleo Átila, porque até então a pintura era executada pelo processo do afresco. Outro detalhe legal dele é que era um homem super modesto, e ao pé de cada obra ele escrevia “Faço o que posso”
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